sexta-feira, 22 de abril de 2016

Resenha - A 5ª onda

Olá, Rockers.
Hoje venho postar mais uma opinião sobre um livro que li recentemente.
Aqui, darei apenas uma visão geral, sem me aprofundar na história, já que muitas pessoas não gostam de spoilers.
Quem quiser saber mais sobre a história, farei um post separado, na seção de spoilers, onde comentarei mais aprofundadamente sobre esse livro.
Série: A Quinta Onda
Autor: Rick Yancey
Editora: Fundamento
Ano: 2013

Nota: 9/10
Mas deixando introduções de lado...
Adorei.
Simplesmente isso.
Antes de ler o primeiro livro, assisti ao filme.
Na verdade antes de tudo isso, li um trecho do primeiro capítulo, do segundo livro, por acidente num blog de leituras online.
Gostei do estilo de narração do autor e aquele pequeno trecho, onde obviamente eu não entendi nada, me fez querer ler a série.
Mas como tinha outros projetos de leitura, o deixei de lado.
Até uma tarde entediada que meu pai disse: “Vamos no cinema?” e o único filme que era aparentemente bom, era a 5ª onda.
O filme me deixou empolgada e comecei a lê-lo assim que voltei do cinema.
24 horas depois terminei o livro, que me deixou perplexa em várias cenas.
Tenho de admitir que se não tivesse visto o filme antes e soubesse praticamente tudo o que ia acontecer, teria ficado confusa.
A narradora principal, Cassie, uma adolescente narra sua experiência do ataque extraterrestre.
O “prologo”, não sei muito como chamar... O capitulo, antes do primeiro capitulo, te deixa meio que intrigado e aterrorizado, mas com muita vontade de ler. Os que não assistiram o filme ficam, “What?”, mas depois ao longo do livro você vai entender o que aquilo significava.
Você primeiramente fica muito confuso, pois Cassie vai e volta no tempo, explicando como a invasão aconteceu e cada uma de suas ondas.
Depois, pra quem não viu o filme, a primeira aparição de Evan te deixa muito confuso e quando Zumbi aparece, você passa um tempo sem saber o que está acontecendo.
Vi muitos comentários sobre isso, mas percebi que a partir do momento em que você pega o ritmo da narração fica muito fácil e viciante de se ler.
Acho a personagem de Cassie muito interessante e durante o livro você pode perceber que ela tem um pavio muito curto.
Acho muito interessante que esse autor não deixa os “palavrões” de fora.
Ele não polpa o leitor em momento algum e descreve detalhe por detalhe tudo o que acontece nesse mundo estranho e assustador de Cassiopeia Sullivan.
Nos primeiros capítulos ele já mostra os problemas da adolescência que Cassie passou antes “da Chegada”, e como esses mesmos problemas continuam durante a sua luta pela sobrevivência.
Mostra muito auto piedade e eu particularmente não gosto muito disso, mas é inevitável, quando seu mundo praticamente acabou.
Penso que quem não gosta de mortes, pode ficar um pouco abalado com esse livro, pois muitas mortes ocorrem, mas eu não me senti muito abalada, pois esse livro não te dá muito tempo para se conectar com os personagens, a não ser os principais.
É um livro que pode te fazer refletir muito sobre a raça humana e como durante nossa vida, nos tornamos o que somos e como podemos ser facilmente manipulados com essas simples coisas do cotidiano.
Acho que o livro é muito interessante e em um ritmo muito forte, você não tem tempo de respirar, é acontecimento, atrás de acontecimento e as vezes você até tem que dar uma pausa para juntar todas as peças do quebra cabeça.
Posso dizer que vendo o filme, ele me pareceu muito com a hospedeira, a partir da 4ª onda (acho que acabei de dar um spoiler, mas fazer o que, é algo que se descobre cedo no livro).
O filme era muito previsível na minha opinião, mas provavelmente por eu adorar A Hospedeira e saber cada parte decor.
Acho a composição dos Aliens muito interessante e não saber o motivo deles para estar invadindo a terra muito inquietante (pois eu já sou muito quieta).
Acho interessante o jeito que o autor coloca juntos os problemas da adolescência e o caos de um ataque alienígena.
Acho a cabeça de Cassie muito interessante também, pois ela é uma pessoa desconfiada que descobre as coisas relativamente rápido, apesar de você aprender muitas coisas junto com ela durante o livro.
Você particularmente termina o livro, achando que pode sobreviver a um ataque.
Bom, é isso.
Recomendo com certeza a leitura.
Obrigada por lerem e até a próxima, bjs e bye Rockers.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue lendo